Betânia Bernardes Psicologia infantil
Sou Betânia Bernardes Bastos, psicóloga formada pela Faculdade Maria Theresa, pós graduada em Neuropsicologia pela mesma instituição.
Trabalhei durante 21 anos na Firjan Sesi/Senai, tendo como última função instrutora de adolescentes e jovens, me dediquei a essa função por 10 anos. Em 2017 fui presenteada com a Mel, minha filha, que nasceu com T21 (Síndrome de Down)…, responsável pelo meu crescimento e grande parte do meu conhecimento. Estudando sempre, fui me apaixonando cada vez mais por um outro lado que ainda não havia despertado, a psicologia clínica infantil e novos rumos foram se traçando. Fiz a pós graduação em neuropsicologia e pude realizar o sonho de me dedicar exclusivamente a clínica, tendo a oportunidade de levar aos pequenos e suas famílias não apenas o conhecimento acadêmico, mas junto dele a experiência e sensibilidade que a vivência nos traz.
Amar, acreditar e oportunizar sempre, esse é o caminho.
Será um prazer ajudar a tornar a vida da sua família mais leve!
Minhas consultas
Avaliação Neuropsicológica: Sempre de forma presencial, primeiro é realizada uma anamnese minuciosa com os responsáveis, após são agendadas as sessões. A duração de cada sessão é de ate 1 hora e a quantidade de sessões varia de acordo com cada caso. Para realizarmos uma avaliação completa e minuciosa podemos levar até 10 sessões.
Consulta de psicologia: Sempre presencial, as sessões de terapia tem duração de 50 minutos.
Atendimentos
- Psicologia clínica
- Neuropsicologia
- Desenvolvimento infantil
- Orientação parental
Neuropsicologia e a psicologia
Avaliação Neuropsicológica Infantil
A neuropsicologia investiga, analisa e descreve as funções cognitivas, comportamentais e emocionais, bem como mapea as potencialidades e os déficits nessas habilidades e o impacto destes nas atividades cotidianas do indivíduo.
A infância e a adolescência são fases do desenvolvimento consideradas como janelas de oportunidades, pois durante esse período, o cérebro encontra-se em fase de maturação e com grande capacidade de neuroplasticidade.
A avaliação dessas capacidades pode possibilitar o planejamento de estímulos mais adequados às necessidades e habilidades do indivíduo. Desta forma, o reconhecimento das potencialidades e dificuldades de uma criança ou adolescente é de grande importância para a construção de um ambiente propício para a aprendizagem e um melhor desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional.
Psicologia Infantil
Tão importante quanto o crescimento e a evolução das funções motoras, são o aspeto emocional e cognitivo das crianças.
As dificuldades e conflitos afetam a capacidade adaptativa das crianças da mesma forma como acontece com os adultos. Como consequência, podem ocorrer prejuízos no comportamento, na convivência com amigos e familiares e no desempenho escolar dos pequenos. É nesse cenário que entra a Psicologia Infantil, um ramo das ciências psicológicas voltado para entender o funcionamento psíquico dos pequenos. O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.
Alguns benefícios da Psicologia Infantil:
– Alívio para o sofrimento da criança
– Descoberta das causas de comportamentos atípicos
– Suporte aos professores e ao aprendizado dos pequenos
– Reforço nas aptidões trabalhadas por outros profissionais (trabalho conjunto)
– Orientação direcionada aos pais
Alguns sinais que podem demonstrar que a criança está precisando de auxílio psicológico:
– Choro excessivo
– Mudança súbita de comportamento
– Ficar doente com muita frequência
– Dificuldades de interagir socialmente
– Intolerância com os colegas e família
– Agressividade
– Agitação excessiva
– Dificuldade de aprendizagem
– Compulsão alimentar
– Recusa em ir à escola
– Xixi na cama
– Recusa em permanecer próximo a uma pessoa específica
– Pesadelos frequentes
– Constipação e medo de evacuar
– Atraso na fala e/ou no caminhar
– Isolamento social
– Dificuldade de dormir sozinha